Realizar recadastramento anual de Pensionistas
Etapas para a realização deste serviço
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1Comparecimento PresencialPor esta modalidade, o pensionista deverá comparecer pessoalmente na sede do IPSM, ou em alguma de suas Representações Regionais, no mês de seu aniversário.
Alertamos que o recadastramento presencial em Belo Horizonte/MG, somente é realizado na sede do IPSM localizada na Savassi.
Documentação Necessária- Documento de identificação com foto, válido no território nacional, e CPF
Canais de Prestação -
2Envio da documentação exigida, à sede do IPSMNo caso de o pensionista optar por realizar o recadastramento mediante o envio dos documentos exigidos à sede do IPSM, deverá seguir as recomendações do artigo 4º da Portaria nº 1.104/2023.Documentação Necessária
- Certidão de registro civil atualizada (emissão em até 60 dias), em original ou cópia autenticada
- Cópia simples do documento de identificação com foto, válido no território nacional, e CPF
Canais de Prestação- Endereço da Sede do IPSM: Destinatário: Divisão de Previdência do IPSM - Rua Paraíba, nº 576, Savassi, Belo Horizonte/MG – CEP: 30.130-141
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3Via Correios - Balcão do CidadãoAcesse aqui a lista contendo os endereços das agências próprias dos Correios em Minas Gerais, onde poderá ser realizado o recadastramento, através do Balcão do Cidadão.
O recadastramento poderá ser realizado mediante o comparecimento pessoal do pensionista a uma agência própria dos Correios e apresentando a documentação informada abaixo. Esta modalidade de recadastramento esta disponível apenas nas agências próprias dos Correios em Minas Gerais e é permitida para os Pensionistas que estiverem com situação regular e que não possuem representante legal registrado no sistema do IPSM (procurador, tutor ou curador). Durante o processo é possível realizar a atualização de endereço. O pagamento é realizado diretamente com o atendente dos Correios, podendo ser efetuado em dinheiro, cartão de débito e crédito.Documentação Necessária- Documento de identificação com foto (Identidade, CNH física ou digital)
Canais de Prestação -
4Via plataforma “gov.br”Para o recadastramento por meio da plataforma “gov.br”, o pensionista deverá baixar o respectivo aplicativo em seu smartphone. Esta modalidade de recadastramento é permitida para os Pensionistas que estiverem com situação regular, que não possuem representante legal registrado no sistema do IPSM (procurador, tutor ou curador), e que tenham reconhecimento facial em algum banco de dados de órgãos e/ou autarquias públicas como DETRAN e TSE.Documentação Necessária
- Sem a necessidade de apresentação de documentação
Canais de Prestação- Aplicativo gov.br: Acesse aqui a loja Google Play Store para baixar o aplicativo para Android
- Aplicativo gov.br: Acesse aqui a loja Apple Store para baixar o aplicativo para IOS
Informações Adicionais
- Comparecimento Presencial: Após o ateste do colaborador do IPSM;
- Envio da documentação exigida, à sede do IPSM: Após o recebimento e a analise da documentação completa na Sede do IPSM;
- Via Correios - Balcão do Cidadão: Após o ateste do colaborador dos Correios;
- Via plataforma “gov.br”: Após a execução da prova de vida no aplicativo.